sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bolo de Tapioca



Tapioca é boa de qualquer jeito e espero postar várias opções para o uso dela. Mas hoje é dia de bolo de tapioca. Não tem quem não goste!! 

Os ingredientes:

1 ½  xícaras de açúcar
2 xícaras de tapioca
½ xícara de farinha de trigo
1 ½ de leite
1 garrafa pequena de leite de côco
4 colheres de sopa de margarina
4 gemas
4 claras em neve
1colher de sopa de fermento químico

Bata o açúcar, a margarina e as gemas até ficar homogêneo. Acrescente a tapioca e a farinha de trigo, o leite, o leite de coco, o fermento e misture bem. Em seguida, o fermento e as claras em neve e misture novamente. Assar em forno médio.
                                

20 comentários:

  1. Caramba, acabei de fazer e rendeu mta massa! tive que dividir em duas formas. A massa não ficou grossa, mas coloquei pra assar mesmo assim no fogo ~180ºC. Coloquei tbm côco ralado. Espero q fiquei mto bom!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que rendeu,pois se ficar bom como imagino, vai querer mais!
    Bjs

    Paula

    ResponderExcluir
  3. Nossa Paula, sou eu "anonimamente" mais uma vez :x
    A receita deu super errada, nao faço ideia no que errei. Deixei no fogo baixo, quando ja estava bem douradinho por fora, retirei do forno fui cortar e por dentro nao havia cozido... Uma decepção. =X Revizo sempre as quantidades dos ingredientes pra nao errar, mas esse nao deu ceerto mesmo. Mais pra frente eu tento novamente.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Não imagino onde você possa ter errado.Você usou a tapioca granulada?? Tente colocar menos leite de côco e deixe a massa menos liquida. A tapioca tende a fazer a massa render quando ela é hidratada. Espero que dê certo da próxima vez! Beijo e boa sorte!

    Paula

    ResponderExcluir
  5. Uma dúvida: A tapioca não precisa ser hidratada antes?
    Um super abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o bolo não é necessário hidratar, principalmente se a tapioca for flocada. Foi a que usei. Se a sua for granulada (aquela com carocinhos), talvez seja necessário hidratar um pouco. Bjsss e td de bom!! Obrigada pela visita.

      Paula

      Excluir
  6. Amiga, uma duvida...essa tapioca que vc usou é aquela de bolinhas, tipo o Sagu? A que tenho em casa é só essa de bolinhas. Será que da certo o bolo mesmo assim?
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Vaninha!

    A que você tem em casa tem que ser hidratada antes no leite de coco ou no leite integral. Quando ela estiver mais molinha, você usa. Se tiver outra duvida, pode escrever, ok? Feliz Natal pra vc!!!!

    Beijos

    Paula

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se a Tapioca que vc se refere é a massa da tapioca. Fiquei em Duvida. desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Aqui na Bahia nós chamamos de farinha de tapioca. É como um beiju quebradiço. Mas existe também uma tapioca vendida nos supermercados que é cheia de carocinhos, bem granulada. A massa de tapioca a que você se refere é aquela umedecida, ótima para fazer beiju enroladinho (também chamada de tapioca) na panela quente. BJsss

    Paula

    ResponderExcluir
  10. estou desejando comer esse bolo, hoje mesmo irer tentar faze-lo , depois conto se deu certo ou nao ok

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente amei esse bolo

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Oi Paula aquela massa vendida na feira servi para fazer o bolo com essa massa mim explique por favor.

      Excluir
  13. Oi!

    Serve sim. Aqui neste link eu explico sobre as farinhas http://manadamamae.blogspot.com.br/2013/02/com-que-tapioca-eu-vou.html. Beijo.

    Paula

    ResponderExcluir
  14. dps q bota a tapioca e os outros ingredientes q vem dps dela é necessario ainda bater cm a batedeira? ou so misturar bem cm uma colher?

    ResponderExcluir
  15. Ola,tenho a tapioca flocada tipo biju quebrado e tenho a granulada qual a melhor opição pra mim fazer esse delicoso bolo. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são ótimas. Mas prefiro a flocada!! Bjsss


      Paula

      Excluir
  16. Oi Paula
    Qual é a quantidade ideal ou necessária de leite para hidratar as duas xícaras de tapioca tipo sagu? Comprei a tapioca e ela cheira maravilhosamente bem!!! Tô doida para fazer esse delicioso bolo... Hummmm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Olha, eu uso mais a tapioca flocada. A tapioca em caroço precisa de mais leite para desfazer os carocinhos. Esta receita é com 1 1/2 xícara de leite. Espero que dê certinho!!
      Bjsss e obrigada por comentar!


      Paula

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...