terça-feira, 1 de novembro de 2011

DONUTS



Só de ver dá água na boca...mas eu juro que pego leve!  Faz tempo que queria testar essa iguaria, mas sempre adiei por dois motivos: 1) Medo de dar errado e eu perder ingrediente, odeio quando isso acontece; 2) Não gosto de ficar na beira do fogão fritando, seja lá o que for, por mais delicioso que seja. Mas me resignei e fiz. Procurei várias receitas e me ”simpatizei” com esta da Tricia do Cheirinhode Coisa Boa. Fiz algumas pequenas adaptações:

Ingredientes:

5 xícaras de farinha de trigo (600g)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 xícara  (chá) de água
2 colheres de sopa de margarina (com 80% de lipídios)
¼ de xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de leite em pó integral
1 colher (chá) de sal
1 colher (sobremesa) de óleo
3 ovos
Gordura vegetal hidrogenada para fritar

Na receita original é usada a MFP, mas eu fiz na mão mesmo. Junte todos os ingredientes num recipiente com espaço bastante para amassar. Amasse só o suficiente para homogeneizar a massa(não precisa ficar sovando, sovando...Deixe descansar por 40 minutos a 1 hora. Faça bolinhas (tamanho de um limão Tahiti) e deixe descansar mais 20 minutos.


Antes de fritar fiz um furo na bolinha com auxílio de uma tampa de garrafa pet (lavei antes, tá?).  Use o que achar mais conveniente pra você.  Frite, em temperatura baixa, colocando dois a três donuts na panela. O ideal é que a gordura chegue até, pelo menos, a metade do bolinho.
Use uma panela menor.
Depois de fritar (espere esfriar), passe em chocolate derretido, confeitos, açúcar impalpável, canela com açúcar, glacê, etc.  Futuramente vou fazer outras adaptações e postarei aqui “procês”.

4 comentários:

  1. Que lindos ficaram esses donuts! Super caprichados e parecem estar uma delícia!
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Oi Cecília!!

    Ter seu comentário aqui é uma honra. Ficaram muito gostosos os donuts, mas breve vou colocar um post com o passo a passo deles readaptado. Beijos.

    PAula

    ResponderExcluir
  3. Tem como frita-lo em oleo soja

    ResponderExcluir
  4. Tem sim. Mas em gordura hidrogenada fica bem sequinho. Bjsss

    Paula

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...