sábado, 19 de novembro de 2011

Charutinho de Repolho



Amo charuto, desde que não saia fumaça e não contamine o ar e meu pulmão. Pode ter folha de parreira, de couve, de repolho... aprecio todos. Este aqui leva repolho e tem passo a passo.

Ingredientes:

250g de carne moída
½ xícara de arroz cru
1 colher (sopa) de zaatar caseiro (usei este aqui)
1dente de alho
1/2 colher de chá de pimenta síria
1 colher (chá) de sal
1colher (sopa) de cebola picada
Folhas de repolho grande (usei 9 folhas nesta receita)


A carne

Tempere a carne com o zaatar, sal, alho, cebola, pimenta. Acrescente o arroz a carne e misture bem. Fica assim:


As folhas de repolho

Selecione as folhas de repolho maiores (as primeiras são maiores e mais tenras). Lave-as e mergulhe em água fervente tempo suficiente para que elas amoleçam (uns 2 minutos). Retire-as da água com auxilio de uma escumadeira e escorra. Reserve a água, pois poderá usá-la no cozimento dos charutos. Apoie cada folha numa tábua de carne e retire a parte mais grossa da base da nervura principal da folha como na foto. Caso a nervura seja espessa ao longo da folha, você pode também fazer pequenos cortes transversais (foto).


O charuto

Para enrolar o charuto, coloque pequenas quantidades da mistura de carne (1 ½ colher (sopa)) na folha de repolho e dobre como mostram as imagens. Não aperte muito a carne entre as folhas, pois ao cozinhar o arroz vai inchar.


O cozimento

Depois de enrolados, os charutos devem ser acomodados na panela de modo que não se desenrolem (juntinhos uns dos outros, de preferência). Podem ser cozidos na panela de pressão também e a água deve cobrir os charutos completamente. Estes foram cozidos em panela comum. Os charutos vão estar prontos, quando o arroz estiver cozido (não deixar cozinhar demais). Você pode servir com um molho vermelho de sua preferencia. Eu gosto tanto que como purinho!!!!


Um comentário:

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...