sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Alimentos de difícil manuseio à mesa francesa (e outras tantas...)


Quantas vezes já vimos programas de TV falando sobre como se portar a mesa de um jantar chique. As novelas e filmes mostram algumas cenas que nos fazem morrer de rir devido a falta de traquejo social (e gastronômico) dos seus personagens  que, certamente, imitam a vida por ai afora. Este post lista alguns alimentos que merecem atenção especial em casos que é de extrema importância causar boa impressão:

Alcachofras – Come-se com mão, folha por folha, as bases sendo mergulhadas em molho vinagrete ( os americanos preferem manteiga derretida). Retira  os “pelos” com as mãos, mas o miolo é cortado com faca.

Aspargos – São geralmente servidos com pinças e apresentados em prato perfurado para que a água escoe. Em casa come-se com a mão; quando convidado, com garfo e faca, o que implica cortas as pontas, mergulhá-las no molho e deixar a parte mais espessa do corpo no prato.

Cerejas – Come-se com as mãos e os caroços são cuspidos na mão ou numa colher e recolocados no prato.

Uvas – Jamais pegá-las uma a uma do recipiente (é grosseiro!!). O ideal é despregar pequenos cachos e coloca-los no seu prato

Escargots – Usar a pinça apropriada para segurar a concha e retirar o escargot com garfo apropriado

Foie Gras – Come-se como garfo, partindo-se os pedaços com o garfo ou faca. Nunca esparramar pelo pão, como se faz com a  manteiga

Ostras – como elas já vem abertas, coloca-se o vinagrete ou espreme-se o limão sobre elas. Segurar a concha com uma mão e descola a polpa da casca com uma colherzinha especial. Pode-se tomar a aguinha da própria concha.

Mexilhões – Usar uma concha vazia do próprio mexilhão como pinça para retirá-los

Caranguejos – Quando muito grandes, já vem quebrados; se não, quebrar com um quebra nozes e retirar a carne com uma pinça longa. Quando muito pequenos, quebra-se grosseiramente e chupa-se o que é possível

Camarões – Quando grandes podem ser descascados com garfo e faca e quando pequenos, segura-se a cabeça com a mão e come-se o resto, sem descascar

Lagostas e lagostins – Estes não permitem muita elegância. Torça as garras dienteiras da lagosta e quebre-as com um quebra-nozes. Torça a cauda do corpo, e a seguir, a nadadeira da cauda, até arrancá-las. Com um garfo longo apropriado retira-se a carne da cauda. Quanto ao corpo: separar a carne da casca para retirar o fígado da lagosta, que segundo alguns, é a parte mais saborosa. Sugar as patas como  um canudo.

Estas informações foram extraídas do livro “O passaporte do Gourmet” que já postei aqui.

O vídeo abaixo mostra mais ou menos este ultimo que eu considero o mais complicado de 
todos.






Um comentário:

  1. Bom dia Paula,

    Excelente post e muito útil. Por vezes não sabemos como nos devemos comportar num evento mais formal, especialmente quando nos põem "comida diferente" no prato.

    Bjnhos e um doce fim de semana.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/?view=magazine

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...