domingo, 20 de maio de 2012

Madeleines



Sempre tive muita curiosidade em fazer Madeleines , mas não tinha uma receita e não encontrava as forminhas apropriadas, normalmente em forma de conchas. Enfim encontrei as forminhas e me pus a procurar uma receita. Existem várias, mas basicamente levam bastante manteiga amolecida ou derretida. Esta publicada aqui é do Pecado da Gula. As minhas não fizeram “calombo”, mas ficaram muito fofinhas e gostosas. Algumas certamente vão para a lancheira da minha pequena na segunda-feira. As outras,  já sabe né...?

Ingredientes:
100g de manteiga
100g de trigo (aproximadamente 1 xicara de chá)
½ colher (chá) de fermento
2 ovos
60g de açúcar (1/3 de xícara de chá)
30g de mel (1 e ½ colher de sopa)
2 colheres sopa de suco de limão
Raspas de limão

Bater os ovos com o açúcar e acrescentar o suco de limão, as raspas e a farinha. Misturar e acrescentar a manteiga derretida em banho maria ou microondas, misturando novamente. Deixe descansar de um dia para o outro ou pelo menos uma hora (deixei descansar uma noite). Antes de assar aquecer o forno previamente a 180°C por 20 minutos. Untar as forminhas e enfarinhar e em seguida, colocar a massa (que estará meio endurecida), mas deixar ela amolecer quando estiver no forno (ela se acomodará). Assar por 20 minutos.
Esta receita rende 12 bolinhos, mas consegui fazer 20 com forminhas de tamanho 7 X 4.

6 comentários:

  1. Deu água na boca!! essa foto é sua?

    ResponderExcluir
  2. Sim Marcos, essa foto é minha!! Aliás, todas as fotos com receitas! Bjss.

    Paula

    ResponderExcluir
  3. Paula, você pode informar onde conseguiu as forminhas.
    obrigada.
    nelce.blue@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelce! Seja bem vinda! OLha, eu comprei numa loja de produtos para festas. Em lojas de utilidades domésticas, produtos para o lar, etc você encontra também. Bjsss

      Paula

      Excluir
  4. BOA NOITE PAULA NÃO CONHEÇO ESTAS FORMINHAS VC PODE POR FAVOR POSTAR FOTO DE UMA PRA MIM VER , OBRIGADA BJOS.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cidinha! Pra te responder mais rapido.....dá uma olhadinha neste link http://chezmari.tumblr.com/post/2393373625/madeleines. MInhas forminhas são destas. Lá tem até um passo a passo. Bjsss

    Paula

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...