segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ragu de Frango com Polenta


O frio pegou muita gente desprevenida esta semana.  Sabe como é, baiano tá mais acostumado com calor. Mas na hora de se aquecer, os caldos e sopas entram em ação como em qualquer região do país. Eu particularmente adoro um caldo a base de fubá de milho. Juntando o “útil ao agradável” (frio + vontade de comer um prato quente) me pus a fazer esse ragu com polenta que ficou maravilhoso.  Como não bastasse, é muito rápida e barata.

Ingredientes:

Ragu

2 peitos de frango temperados com alho, sal e pimenta do reino e cominho a gosto
1 linguiça calabresa cortada em cubos ou tirinhas
½ cebola picada
2 colheres de massa de tomate
Cheiro verde a gosto

Na panela de pressão, refogar o peito de frango já temperado na cebola junto com a linguiça e acrescentar a massa de tomate. Em seguida, colocar até cobrir  metade do frango e fechar a panela. Deixar cozinhar uns 30 minutos ou até o peito de frango começar a se desfazer. Acrescentar o cheiro verde, misturar e fechar a panela enquanto faz a polenta. Acertar o sal se necessário.


Polenta

1 colher de sopa de fubá de milho para cada copo de água (fiz com 6 copos de água)
½ tablete de caldo de carne ou frango (para 6 copos de água)


Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até engrossar a polenta. A consistência da polenta pode ser feita ao seu gosto. Alguns gostam mais mole, outros gostam mais firme, para isso é só acrescentar mais fubá a água fria e misturar mexendo sempre até  ficar cozida.

Na montagem do prato pode ser feita uma “cama” de polenta com o ragu por cima e pronto! Fica muito bom para comer em noites frias.



2 comentários:

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...