terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fazendo Panko em Casa (Panko Homemade)



Quem não gosta de empanados? Difícil encontrar alguém que não goste. Até a culinária japonesa que utiliza tradicionalmente carne crua nas suas produções gastronômicas, se rendem aos fritos e grelhados como o tempurá (bolinho de legumes e camarão), o teryiaki (carnes ou peixe com vegetais grelhados) e o yakisoba (a massa frita do macarrão instantâneo). Os japoneses costumam utilizar nos seus empanados (ou panados) uma farinha diferentes daquela que nós usamos, o Panko. Ela é tão simples de fazer quanto a farinha de rosca, a diferença é que usa-se o miolo do pão de forma ralado ou triturado levemente. Por isso ela é mais branquinha e flocada, ao invés da farinha de rosca que é amarelada (devido a cor da casca do pão francês) e peneirada. Mas a principal diferença que agrada o paladar é a textura do alimento empanado e frito com o panko, que fica deliciosamente crocante e mais leve. Se eu fosse você fazia logo o teste, que é super fácil!

A quantidade de pão que usei foram suficientes para empanar 1 peito de frango cortado em cubinhos médios.

Ingredientes:

6 fatias de pão de forma (“pão puma” para os paulistas e “pão de caixa” para os paraibanos)

Não retirei a casca do pão de forma por que o pão era bem macio e todo clarinho. Coloquei as fatias no processador e ralei com a peça indicada na foto (caso não tenha processador, use o liquidificador cuidando para não triturar muito). Coloque numa forma e depois leve ao forno por uns cinco minutos ou mais (depende do seu forno) o suficiente para deixar a farinha sequinha sem deixar corar. Você pode fazer uma quantidade maior se quiser, contanto que armazene em local seco e bem vedado.

OBS. Se ficarem alguns pedaços de pão depois de processar, depois que forem submetidos ao calor do forno ficarão sequinhos e poderão ser desfeitos apenas apertando com os dedos.

Observe na foto a isca de frango que fiz utilizando o panko “homemade”  e clique aqui para uma receita de isca de frango (foi a primeira postagem do blog Maná da Mamãe)...rs e compare as imagens do frango frito com a farinha de rosca e com o panko.








7 comentários:

  1. Oi Paula adorei saber a receita.Farei certamente.Anotadissima.Obrigada por compartilhar.Beijos querida e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer seu blog!Vou voltar muitas vezes.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Nunca experimentei, mas fiquei cheia de vontade de ir já para a cozinha :)
    Obrigada pela partilha!!

    ResponderExcluir
  4. Eu é que agradeço por você visitar o Maná. Seja bem vinda querida!

    Bjss

    Paula

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...