segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cocada de Banana da Tia Meire e o Quintal da Minha Mãe



No tabuleiro da baiana tem... Cocada de banana feita por minha tia. Eu só acompanhei fazendo algumas fotos (que continuam “meia boca”). Tentei me redimir das últimas imagens, treinando a máquina que estou usando, provisoriamente, fazendo fotos do corredor de Mata Atlântica que foi transformado o quintal da casa de minha mãe, onde estou passando alguns dias antes de completar a mudança pra casa nova. Voltando a cocada, ficou ótima aproveitando algumas bananas (prata, caturra e banana da terra) muito maduras que tínhamos em casa.

Ingredientes:

-12 a 15 bananas (qualquer variedade) amassadas com um garfo
-1 côco grande ralado (aqui o côco foi ralado com aquela casquinha marrom e usamos também um pouco de coco ralado comprado pronto)
-1 ½ Kg de açúcar cristal

Os ingredientes foram colocados num tacho de alumínio batido, levados ao fogo médio e misturados com uma colher de pau. Deixar a cocada no fogo, mexendo de vez em quando até ela tomar cor, encorpar e soltar do fundo da panela. É importante usar uma panela grossa para que a cocada não queime. O uso de canela, cravo, gengibre durante o cozimento é opcional.  Quando estiver pronta, passar manteiga num mármore limpo e espalhar a cocada para esfriar e dar ponto de corte. Se quiser, passe açúcar nas cocadas.




O Quintal...

Morar em apartamento e ter criança pequena em casa traz muitas limitações. Uma delas é ter plantas e flores naturais em casa, ter um quintal, bichos de estimação. Minha mãe ama ter plantas e frutas no fundo do quintal. Se pudesse, ela faria uma estufa de todo o espaço que ela tem. Para aqueles que admiram a natureza em suas formas e cores, aos biólogos (como eu) e aqueles que precisam de alguns minutos de contemplação, sirvam-se: 




2 comentários:

  1. My God....
    Não bastava ser um doce maravilhoso, ainda mata a gente de "inveja branca" porque foi feito na casa da tia Ademi, com tia Meire, e no quintal-jardim mais lindoooooooooooooooo do mundo!

    Tô de mal de vcs, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  2. nossa amei esta flor amarela pos so conhecia bege com lilas e toda roxa. amarela e a primeira vez que estou vendo adorei
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...