quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Empada, empadinha, empadão (outra receita para massa de empadas)



Já postei receitas de empadão aqui no blog (esta e esta). Esta aqui levou gordura vegetal hidrogenada (terror para nosso colesterol), mas sempre útil na hora de deixar os alimentos assados e fritos crocantes, sequinhos e fofos. Além de versátil, pois pode ser feita em qualquer tamanho ou para fazer pastel de forno, é muito gostosa.

Ingredientes para a massa:

500g de farinha de trigo
250g de gordura vegetal hidrogenada
3 ovos
Sal a gosto (usei uma colher rasa de chá)
Gema de ovo para pincelar

Ingredientes para o recheio:

500g de peito de frango cozido (temperei com alho, pimenta do reino, cominho e sal e refoguei com azeite) e desfiado (usei a batedeira para desfiar o frango – cortei em pedaços médios e coloquei na batedeira até desfiar por completo, pausando algumas vezes para ver como ficava)
½ pimentão médio vermelho picado
1 tomate maduro e sem sementes picado
1 xícara de chá de azeitonas verdes picadas
Tempero de alho e sal a gosto

Preparo da massa

Juntar os ingredientes numa tigela e amassar com as mãos até formar uma massa homogênea (reservar na geladeira por 15 minutos) – sugiro preparar a massa depois de ter preparado o recheio.

Preparo do recheio

Refogar o pimentão, cebola e o tomate em azeite até que fiquem amolecidos. Acrescentar as azeitonas e o tempero com alho e sal. Em seguida, acrescentar o frango desfiado, misturar e deixar cozinhar por uns 10 minutos mexendo de vez em quando (não acrescento água para o recheio ficar mais sequinho). Deixar esfriar antes de montar as empadas.

Montagem

Forrar as forminhas com a massa apertando com os dedos de modo que não fique muito espessa. Colocar o recheio na quantidade desejada (coloco sem encher a forminha completamente) e depois modelar as tampinhas com as palmas das mãos e colocar em cima da empada, apertando um pouquinho só as bordas. (Fiz em vários tipos de formas para demonstração).

Depois de montadas, passar gema de ovos nas empadinhas e assar em fogo médio. As empadas estarão assadas quando a gema pincelada começar a corar (mas vai do gosto do freguês).


Pronto! Como até quente!!!

3 comentários:

  1. marcia peixoto dos sntos18 de setembro de 2013 às 06:55

    vou fazer, parece uma DELÍCIA................

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula,
    amei esta massa, se me permitir estou anotando, bem versátil.

    Aproveito e deixo um convite, lá no meu blog tem uma promoção, acesse http://taniafeijaodecorda.blogspot.com.br/2013/09/promocao-em-parceria-com-condimentos-da.html

    Bjs
    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita Tania! Vou fazer visita lá no seu blog, sim. Bjssss!!

    Paula

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...