quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Com que tapioca eu vou?

Tapioca Tipo I
Tapioca Tipo II


Recebo muitas perguntas sobre o tipo de tapioca que deve ser usada nas receitas e embora eu explique, percebo que muitas pessoas não sabem diferenciá-las.  Por isso, escrevi este post. Não sou especialista nisso, mas já experimentei  dois tipos de farinha de tapioca e ambas são saborosas na preparação de cuscuz, bolinhos de estudante, mingaus e bolos. Cresci conhecendo como tapioca, um tipo flocado, alvinho, muito parecido com um beiju quebradiço, daqueles que se encontra na beira das estradas e são vendidos empilhadinhos em saquinhos plásticos. Esta tapioca é vendida, normalmente, nas feiras livres de muitas cidades da região nordeste (vou chamá-la aqui de tipo I). 
O outro tipo (II) é bem granulado e forma bolinhas duras, capazes de quebrar um dente se você mordê-la como vem do mercado, mas que ficam macias na preparação das receitas por causa de algum liquido misturado a elas. Falando em mercado, é lá que elas são encontradas. Nas gondolas onde ficam os cereais, farinhas, milho de pipoca, amendoins, etc. Os dois tipos absorvem muito líquido, mas acho que o tipo II, absorve mais por ser mais caroçuda. Uma receita que sempre me perguntam é a do bolo de tapioca que já postei aqui. Esta receita e outras que postei no blog há algum tempo atrás, fiz com a tapioca flocada (tipo I) e por isso devo postar em breve o bolo de tapioca com a tapioca tipo II para testá-la e esclarecer as dúvidas dos nossos leitores.  Ah! E ainda tem a massa de tapioca (aquela que as tapiocarias utilizam), que merece outro post! Depois falo dela também, ok?!

8 comentários:

  1. Oi Paula, que ótima aula de tapioca, adorei!! Eu adoro tapioca, durante a minha pré-adolescência, vivi em Recife com a minha família e comia tapioca todo dia, era bom demais !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  2. Espero que seja útil pra muita gente este post Marisa! Obrigada por comentar!! Bjs!!

    Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, adorei sua postagem, esclarecerá muitas dúvidas.Principalmente para quem não conhece.Adorei.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula, o bolo de tapioca é muito bom, bela explicação, adorei suas receitas.

    Bjs,

    Neide Medeiros

    ResponderExcluir
  5. Oi Neide!!Seja bem vinda !! Obrigada por deixar seu comentário. Bjss

    Paula

    ResponderExcluir
  6. Olá Paula,

    Muito interessante esta sua publicação ! :)
    Eu não conheço a tapioca e adorei ler mais acerca dela !
    Obrigada pela partilha ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o objetivo deste post Isabel! Sei que muita gente conhece farinha de tapioca, mas acredito que muitos ainda não viram, não comeram e não sabem lidar com ela. Acho que este é um dos papéis do blogueiro de culinária: alcançar a todos, de diferentes formas, mesmo que pareça "lugar comum" escrever sobre isso. Tenho aprendido isso no mundo da blogosfera! Beijos e sinta a vontade nesta "casa".

      Paula

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...