quarta-feira, 11 de julho de 2012

Como montar voil-au-vent




O voil-au-vent é um petit four versátil de origem francesa muito gostoso. Pode ser doce ou salgado, dependendo do recheio que leva. Feito com massa folhada, é montado em camadas vazadas no centro que se transformam em um orifício depois de assadas, onde pode ser colocado o recheio. Acho muito criativo e fica muito apresentável e elegante. Ótimo para servir em festas, buffets e entradas. O ideal é fazer com massa folhada feita em casa, mas pode ser feita com a comprada pronta encontrada nos supermercados, como eu fiz. Veja o passo a passo:

Ingredientes:

Massa folhada comprada pronta
Cortadores de massa no formato que quiser (Tamanho pequeno e médio)
Papel manteiga
I ovo batido
Pincel culinário

A massa já vem aberta e pronta para ser aplicada em qualquer receita, bastando cortar no formato que quiser. Apóie a massa numa superfície firme e use o cortador de tamanho maior para fazer a base (apenas um quadrado, como na foto). Em seguida, corte vários quadrados (cortei 6) maiores e nesses maiores faça um corte com o quadrado menor, vazando o quadrado maior. Pincele as bordas do quadrado-base com ovo e “cole” o 1º quadrado vazado (faça o mesmo com os outros 5 quadrados vazados). Pincele também o último quadrado vazado (para corar a massa quando assar). Leve o voil-au-vent montado numa fôrma coberta com papel manteiga a geladeira por uns 30 minutos e, em seguida, ao forno previamente aquecido a 180°C. Retire do forno quando a massa estiver corada. Pronto, recheie a gosto!!

DICA: Retire a massa da geladeira a proporção que for usando. Lembre-se que a massa folhada é basicamente feita com bastante manteiga e trigo. Se ficar muito tempo fora da geladeira, ela amolece inviabilizando o trabalho com ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...