sábado, 30 de junho de 2012

Canjica para uns, Munguzá para outros




O nome usado pouco importa, mas aqui na Bahia usa-se muito o termo Munguzá. Ta aí uma iguaria simples e muito saborosa. Nesta época de festas juninas e julinas, elas são hit. Os ingredientes básicos são os mesmos (milho e leite). A variação está na forma de adoçar (leite condensado ou açúcar), em como se usa o coco (só o leite de coco e/ou o coco ralado) e se acrescenta o amendoim triturado. Eu acho que o amendoim dá um toque a mais no sabor. Mas como se diz: Caso de gosto não se discute! A quantidade dos ingredientes eu uso de acordo com o meu paladar. Cabe a cada um decidir o quanto basta para sua própria receita. Mas aí vai a sugestão:

250g de milho para canjica (cozidos na pressão)
Leite o quanto baste para deixar a canjica com caldo
1/3 da garrafinha de leite de coco
Açúcar o quanto baste para adoçar
2 Paçoquinhas de amendoim
1 pitada de sal
Cravo e canela a gosto

Adicione ao milho já cozido, o leite, o leite de coco,o sal e o açúcar (sugiro colocar açúcar em pouca quantidade já que a paçoca também tem açúcar). Quando começar a ferver acrescente a paçoquinha esfarelada. Deixar ferver uns cinco minutos e servir. Caso queira um caldo mais grosso separe um pouco da canjica e passe num processador ou liquidificador e acrescente a canjica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...