Já fiz esta receita umas quatro vezes e embora tenha várias receitas de empadão, achei a da Tia Léa super prática e saborosa. A massa foi feita com óleo (até então eu não conhecia massa de empada feita com óleo vegetal) e é a mesma da Quiche Lorraine que postei aqui. Fiz, como sempre, algumas pequenas alterações e deu certo.
Ingredientes:
Para o recheio:
Dois peitos de frango pequenos ou um grande desfiado
1 tablete de caldo de galinha
1 pimentão pequeno picado
I xícara (chá) de extrato de tomate (usei molho de tomate pronto)
3 colheres (sopa) de cheiro verde
1 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 cebola media picada
6 dentes de alho (usei 4)
2 colheres (sopa) de amido de milho (usei trigo)
½ xícara (chá) de leite
Para a massa:
2 xícaras grandes (como no vídeo) de farinha de trigo
Sal a gosto
Óleo de soja até dar o ponto
Juntar os ingredientes da massa e misturar amassando até formar uma bola de massa homogênea. Para chegar a esse ponto deve-se colocar o óleo aos poucos e ir amassando.
Cozinhar o peito de frango somente com 2 tabletes de caldo de galinha no microondas por 20 minutos ou como preferir. Desfiar e reservar. Reservar também o caldo onde foi cozido o frango.
Para o recheio, colocar o alho e cebola para dourar um pouco e refogar o frango. Acrescentar o pimentão, o extrato de tomate, o cheiro verde, as azeitonas, o caldo de galinha e um pouco do caldo reservado onde foi cozido o peito e deixar cozinhar um pouco. Por fim, diluir o amido ou trigo no leite e adicioná-lo ao refogado mexendo sempre até ficar com aspecto mais cremoso.
Montagem:
Espalhar a massa até cobrir uma forma com fundo falso. Adicionar o recheio, já frio, para não embatumar a massa. Em seguida, cobrir o empadão com pequenos pedaços modelados com a palma da mão e retirados com uma faca. Gosto de fazer este processo espalhando a massa num plástico aberto, formando uma tampa de massa e cobrindo o empadão. Mas não foi possível devido a consistência da massa, que é mais quebradiça. Assim, segui a sugestão da Tia Léa (ver o vídeo). Pincelei com apenas um ovo, seguindo também as dicas que já postei aqui de como dourar massas.