sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Morango Coberto



Este fim de semana, meu esposo trouxe uma infinidade de caixinhas de morango da região de Mata Fria, no Espírito Santo. Confesso que nunca comi morangos tão doces (até então só tinha comido azedinho) e vermelhos, lindos de viver!!  Estava (e estou) pensando o que farei com eles antes que se percam. Então, é provável que vocês vejam um monte de receitas por aqui que levem morango como ingrediente principal. Desta vez, resolvi fazer como a famosa uva coberta, com meu toque pessoal. Sabe que ficou delicioso???

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (rende umas 15 coberturas)
1 colher de sopa de margarina
10 gotas de essência de baunilha
Chocolate granulado para finalizar

Faça um brigadeiro branco, misturando o leite condensado e a margarina em fogo médio até soltar da panela e obter consistência. Em seguida, acrescente a essência de baunilha e misture bem. Deixe esfriar.
Selecione morangos menores (esta foi uma tarefa difícil, já que os morangos, além de gostosos, eram graúdos) e retire o cabinho com uma faca. Lave-os e seque-os com um papel toalha.
Quando o brigadeiro esfriar, passe margarina na palma da mão e pegue uma porção do brigadeiro espalhando uma camada não muito fina. Coloque o morango com o lado estreito voltado para baixo em contato com a massa e enrole de baixo para cima pressionando levemente para a massa subir ao enrolar até você conseguir cobrir o morango completamente.

Passe no granulado e pronto! Todo mundo gosta desta combinação, então não deixe de fazer!







quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Empada, empadinha, empadão (outra receita para massa de empadas)



Já postei receitas de empadão aqui no blog (esta e esta). Esta aqui levou gordura vegetal hidrogenada (terror para nosso colesterol), mas sempre útil na hora de deixar os alimentos assados e fritos crocantes, sequinhos e fofos. Além de versátil, pois pode ser feita em qualquer tamanho ou para fazer pastel de forno, é muito gostosa.

Ingredientes para a massa:

500g de farinha de trigo
250g de gordura vegetal hidrogenada
3 ovos
Sal a gosto (usei uma colher rasa de chá)
Gema de ovo para pincelar

Ingredientes para o recheio:

500g de peito de frango cozido (temperei com alho, pimenta do reino, cominho e sal e refoguei com azeite) e desfiado (usei a batedeira para desfiar o frango – cortei em pedaços médios e coloquei na batedeira até desfiar por completo, pausando algumas vezes para ver como ficava)
½ pimentão médio vermelho picado
1 tomate maduro e sem sementes picado
1 xícara de chá de azeitonas verdes picadas
Tempero de alho e sal a gosto

Preparo da massa

Juntar os ingredientes numa tigela e amassar com as mãos até formar uma massa homogênea (reservar na geladeira por 15 minutos) – sugiro preparar a massa depois de ter preparado o recheio.

Preparo do recheio

Refogar o pimentão, cebola e o tomate em azeite até que fiquem amolecidos. Acrescentar as azeitonas e o tempero com alho e sal. Em seguida, acrescentar o frango desfiado, misturar e deixar cozinhar por uns 10 minutos mexendo de vez em quando (não acrescento água para o recheio ficar mais sequinho). Deixar esfriar antes de montar as empadas.

Montagem

Forrar as forminhas com a massa apertando com os dedos de modo que não fique muito espessa. Colocar o recheio na quantidade desejada (coloco sem encher a forminha completamente) e depois modelar as tampinhas com as palmas das mãos e colocar em cima da empada, apertando um pouquinho só as bordas. (Fiz em vários tipos de formas para demonstração).

Depois de montadas, passar gema de ovos nas empadinhas e assar em fogo médio. As empadas estarão assadas quando a gema pincelada começar a corar (mas vai do gosto do freguês).


Pronto! Como até quente!!!

domingo, 15 de setembro de 2013

Criações para a festinha da filhota


É, eu sei que faz tempo que não escrevo nada no blog. Estou voltando aos poucos, mas com muita vontade de postar e com saudades de blogar. Mas vou recomeçar escrevendo sobre o aniversário de 4 anos da minha filha Sophia. Lembram que postei as lembranças de aniversário de 1 ano dela? Depois disso, não comemorei mais. Mas decidimos que esse ano ela teria uma festinha.

Na semana do aniversário a Sophia ficou doente. Por que isso acontece??? Alguém pode me explicar??? É a Lei de Murphy?? Fiquei muito tensa e preocupada com ela e com as providências que deveria tomar para a festinha e para seguir com a rotina de trabalho e de atividades domésticas. “Noves fora” o desabafo, comecei a planejar um mês antes, e o que seria uma festa mais simples e com produção caseira, tomou outras proporções. A verdade é que as ideias foram surgindo (adoro artes e decoração), a vontade de criar aumentando e pronto! Vi-me envolvida com a produção parcial da comemoração. No fim das contas, deu quase tudo certo. O quase é por conta dos improvisos de quem não está muito acostumada a receber com pompa e circunstancia, apesar de gostar de receber. 

O tema foi Minnie Vermelha (sim, pois tem a Minnie Rosa também). Coloquei aqui algumas fotos das lembranças decoradas que produzi: As latinhas mint to be ficaram uma graça. Produzi os adesivos pegando algumas ideias na net, mas com meu toque pessoal, e coloquei em caixinhas de guloseimas e saquinhos de biscoitos amanteigados. Decorei também algumas embalagens onde foram colocados os doces que inventei fazer: os quindins, brigadeiros, beijinhos e bichos de pé. Os copinhos também ficaram uma fofura! A disposição dos doces nos tubetes já faziam a decoração em si, mas coloquei uns lacinhos com rosas vermelhas que deram um charme. Encontrei umas panelinhas vermelhas muito engraçadinhas. Nestas eu pus brigadeiro e enfeitei com um lacinho vermelho. Amei as garrafas de água. Uma lembrança simples e sugestiva. Nestas eu também apliquei umas ideias que vi na net, no site MatraqueandoAs tags para lanche seriam um charme a parte, mas a tonta aqui esqueceu as tags em casa. Sabe como é....a mãe tem que lembrar de tudo....  A sacola surpresa foi arte da minha mãe que, como sempre, me dá apoio incondicional nessas horas.
A decoração da festa ficou por conta da D’fest Decorações













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...