sábado, 13 de outubro de 2012

Receitas que as crianças curtem


Como havia prometido, este post tem receitas de gostosuras que as crianças adoram. Todas publicadas pelo Maná da Mamãe. Diferentes do post anterior onde publiquei receitas de doces, aqui a maioria delas é salgada (exceto o pão delícia, que é meio doce, meio salgado). Uma dica: Na receita de voil-au-vent pode-se usar recheios doces ou salgados.
Se você quiser, pode encontrar mais algumas delícias fazendo uma busca específica no menu "Pesquisar neste Blog". Ah! E não esqueça de curtir o Maná !!  As sugestões de guloseimas doces foram postadas aqui.








quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cavaco com massa de lasanha



Esta não é bem uma receita. É uma dica frívola da minha caixinha de memórias infantis. Cavaco lembra a minha infância... Pra quem não sabe o que é:  massa estirada com rolo  e frita, como se fosse um pastel sem recheio. Lembro de uma senhora no meu bairro que trocava papel de enrolar pão por cavaco, mas não lembro o que ela fazia com o papel. Acho que enrolava  os docinhos e cocadas que vendia.  Mas de uma coisa me recordo: eita que o trem era bão sô!! Os cavacos eram enormes e açucarados. Eu sou suspeita pra gostar disso, já que adoro massa, às vezes até mais que o recheio. Pensando nisso fiz uns cavaquinhos redondos com auxílio de um cortador de biscoitos. E o que é mais legal, utilizei massa fresca para lasanha, pois não tinha massa de pastel. Fritei em óleo quente e deu super certo!  Ficou ótimo para comer como entrada com patês, maionese, molho tártaro, etc. Experimente!

Já fiz outras receitas com massa de lasanha frita. Dê uma olhada na banana real que postei um tempo atrás!


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ragu de Frango com Polenta


O frio pegou muita gente desprevenida esta semana.  Sabe como é, baiano tá mais acostumado com calor. Mas na hora de se aquecer, os caldos e sopas entram em ação como em qualquer região do país. Eu particularmente adoro um caldo a base de fubá de milho. Juntando o “útil ao agradável” (frio + vontade de comer um prato quente) me pus a fazer esse ragu com polenta que ficou maravilhoso.  Como não bastasse, é muito rápida e barata.

Ingredientes:

Ragu

2 peitos de frango temperados com alho, sal e pimenta do reino e cominho a gosto
1 linguiça calabresa cortada em cubos ou tirinhas
½ cebola picada
2 colheres de massa de tomate
Cheiro verde a gosto

Na panela de pressão, refogar o peito de frango já temperado na cebola junto com a linguiça e acrescentar a massa de tomate. Em seguida, colocar até cobrir  metade do frango e fechar a panela. Deixar cozinhar uns 30 minutos ou até o peito de frango começar a se desfazer. Acrescentar o cheiro verde, misturar e fechar a panela enquanto faz a polenta. Acertar o sal se necessário.


Polenta

1 colher de sopa de fubá de milho para cada copo de água (fiz com 6 copos de água)
½ tablete de caldo de carne ou frango (para 6 copos de água)


Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até engrossar a polenta. A consistência da polenta pode ser feita ao seu gosto. Alguns gostam mais mole, outros gostam mais firme, para isso é só acrescentar mais fubá a água fria e misturar mexendo sempre até  ficar cozida.

Na montagem do prato pode ser feita uma “cama” de polenta com o ragu por cima e pronto! Fica muito bom para comer em noites frias.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...