segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cajuzinho de Castanha de Caju



Não entendeu? Eu explico: Nesta receita de cajuzinho, a farinha utilizada é de castanha de caju e não de amendoim como a gente vê por aí. Vocês lembram que eu prometi outras receitas a base de farinha de castanha (que encomendei de Fortaleza)? Pois é, aqui está. Ficou uma delícia!! Como muitas receitas aqui do Maná, ela é rápida e saborosa, como a tradicional.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju
1 colher de margarina ou manteiga
2 colheres de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
½ xícara (chá) de açúcar

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo e mexa até que a massa cozinhe e se solte do fundo da panela (como o ponto de brigadeiro). Coloque a massa num prato untado com manteiga e, quando esfriar, enrole os cajuzinhos. Coloque uma castanha na extremidade do caju e, em seguida, passe no açúcar cristal.
Caso a massa fique um pouco mole, mesmo quando esfriar, leve a geladeira por uns 30 minutos e enrole seus cajuzinhos.


Aqui no blog tem outra receita feita com farinha de castanha de caju

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fraldinha Assada no Forno (Parece Churrasco!!!)



Para quem não gosta de perder tempo temperando e fritando carne ou em um fumacê de churrasco, esta é uma ótima opção!! Aprendi esta receita com a Lilian. Meu marido é fã e sempre pede aqui em casa e até minha mãe aderiu! Experimente!

Ingredientes:

1 peça de fraldinha
Sal grosso a gosto
Vinagre ou limão
Papel alumínio para cobrir a assadeira

Fazer cortes bem espaçados acompanhando o fio da carne no lado onde fica a gordura. Lavar a fraldinha com um pouco de vinagre ou ½ limão e passar sal grosso nos dois lados da peça (uso umas 2 a 3 colheres de sopa, pois depende do tamanho da peça). Colocar a carne com a gordura virada para cima numa assadeira, cobrir com papel alumínio e levar ao forno médio por 30 minutos. Retirar o papel alumínio e escorrer um pouco do caldo formado nesse primeiro cozimento. O restante do caldo deverá ser utilizado para regar a carne de vez em quando. Esperar assar um lado e virar a peça para que o outro lado fique corado. O tempo de forno desta receita é de , mais ou menos, 2 horas. Pronto! Corte fatias da carne no sentido que quiser, pois ela fica muito macia, suculenta e saborosa de qualquer jeito. Sugestão:Você pode regar um pouquinho de molho inglês também para incrementar no sabor. Bom apetite!



domingo, 8 de abril de 2012

Petit Gateau no Domingo de Páscoa


Quanta saudade de postar!!!  A ansiedade está tomando conta de mim com tantas ocupações na minha nova rotina. Sinceramente fico me sentindo em dívida com meus leitores! Mas estou de volta para comemorar este domingo, quando lembramos mais uma vez a Ressurreição de Cristo. Este sim é o verdadeiro significado da Páscoa. Embora os coelhinhos e os ovos de chocolate façam parte da nossa cultura comercial, a nossa fé no Jesus ressurreto deverá sempre prevalecer. Como não sou muito adepta aos tradicionais ovos de chocolate, resolvi fazer um petit gateau. Além de ser mais saboroso, tem um plus do sorvete, que vai bem qualquer a hora. Concordam comigo?

Ingredientes:

150 g de chocolate meio amargo
¾ de xícara de manteiga
¾ de xícara de açúcar
3 ovos inteiros
2 gemas (se os ovos forem pequenos use 3 gemas)
½ xícara de farinha de trigo

Modo de fazer:

Derreta em banho maria a manteiga e, em seguida, o chocolate. Retire-os do fogo e acrescente o açúcar, os ovos e misture bem. Por último, coloque a farinha de trigo e misture novamente. Para assar, coloque em forminhas de empada (usei de silicone) untadas com manteiga. As forminhas devem ser preenchidas com ¾ da sua capacidade de massa, para que não transborde nas laterais. Apenas 10 minutos de fornos são suficientes, mas é bom sempre dar uma olhadinha para que o “bolinho” não fique totalmente firme. O aspecto no centro da massa é de quase cru ou mole. Retirar da forminha com cuidado e servir com sorvete de creme ou com  o sabor que preferir (usei Napolitano). Bom demais!!!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...