terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sorvete de Tapioca




Faz um bom tempo que desejo fazer um sorvete de tapioca. Há alguns meses minha mãe trouxe uma tapioca da Bahia (a meu pedido) pra eu fazer um cuscuz. Eu ainda não tinha o blog e por isso não postei o cuscuz. Além disso, sobrou muita tapioca e fiquei pensando nas possíveis aplicações para ela depois do blog. Foi daí que veio a ideia de fazer o sorvete. Olha, valeu a pena esperar o momento certo. Ficou bom demais!!  Antes que eu me esqueça: Usei um pote de plástico de um sorvete industrializado para finalizar. Mas garanto que é só o pote, o sorvete é meu!!!  Pra vocês verem como a massa do sorvete fica cremosa, além de saborosa!!

Ingredientes:

2 xicaras (chá) de tapioca (usei tapioca flocada)
4 xicaras (chá) de leite
80g de coco ralado (pode ser desidratado)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de liga neutra
2 colheres (chá) de emulsificante

1ª etapa

Misture a tapioca com 3 xicaras de leite, o açúcar e o coco ralado e deixe de molho de um dia pro outro na geladeira. Caso use tapioca granulada (aquela que tem carocinhos e é encontrada no supermercado), o leite usado deve estar quente.

2ª etapa

Bata a mistura deixada de molho no liquidificador com a liga neutra e mais 1 xícara de leite e leve ao freezer por umas 4 horas ou mais.

3ª etapa

Retire do freezer (se estiver congelado pique em pedaços pequenos), acrescente o emulsificante e bata a mistura numa batedeira até que fique bem cremoso. Ao fim desta etapa, a mistura terá aumentado o volume. Leve ao freezer novamente e estará pronto para servir após congelado. Rende exatamente 2 litros de sorvete.


10 comentários:

  1. Vou anotar essa sua receita porque adoro sorvete de tapioca!!
    Ah! eu fui tentar seguir o teu blog aí apareceu o perfil do meu marido, não consegui mudar ainda mas vou tentar, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Oi Maura!

    Sem problemas....Vc é muito bem vinda aqui no Maná! Vai amar este sorvete de tapioca Bjsssssssss

    Paula

    ResponderExcluir
  3. Nossa...Morri com essa receita! Obrigada por compartilhar!
    Bom feriadão, super bj
    vanessamarkes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa! Bem vinda aqui!! Super obrigada também por visitar o Maná! Bom feriado pra você também! Bjss

    Paula

    ResponderExcluir
  5. sou a Jucimara de Aracaju-SE e estou na dúvida se a tapioca é aquela da feira, do supermercado que é granulada ou a goma de tapioca encontrada tmbém no supermercado? Por favor tire minha dúvida pois estou ansiosa por fazer essa receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora em responder!! Dê uma olhada neste post que fiz ha um tempo atrás http://manadamamae.blogspot.com.br/2013/02/com-que-tapioca-eu-vou.html. Ele vai responder sua pergunta direitinho. Bijjssss

      Paula

      Excluir
  6. Olá,poderia me dizer qual é a Tapioca Flocada?Nunca ouvi falar.


    Obrigada e parabéns pelo Blog.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora em responder!! Dê uma olhada neste post que fiz ha um tempo atrás http://manadamamae.blogspot.com.br/2013/02/com-que-tapioca-eu-vou.html. Ele vai responder sua pergunta direitinho. Bijjssss

      Excluir
  7. Olá! Uma vez, em Salvador, deram-me um sorvete de tapioca, eu não conhecia, e apaixonei-me completamente pelo sabor. Acredito que seja o mesmo, mas, aqui em Brasília só vejo a tapioca em grãos , é a mesma coisa? Desculpe a falta de conhecimento rsrs.
    De qualquer forma, acredito que seja este o tipo de sorvete que conheci, obrigado pela receita.
    Muita luz e paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rhosana!

      Você pode fazer com a tapioca granulada tb que dá certo. Só precisa deixar mais tempo amolecendo para desfazer mais os carocinhos. Obrigada pelo comentário! Lua e paz para você também! Bjsss

      Paula

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim e me estimula a fazer o Maná cada vez melhor!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...